Reciclagem de PS: conheça as escolhas sustentáveis da Pino

Em pleno século XXI é impossível falarmos em inovação e design arrojado em comunicação visual sem passarmos  pelo tema da reciclagem e sustentabilidade. Afinal, o mundo está aprendendo que nada se descarta e tudo se transforma. Assim, nada melhor do que usar a criatividade e o bom senso na hora de escolher materiais de comunicação visual e transformá-los em novas peças.

Entre alguns dos materiais que mais se destacam pela sua capacidade de ser reciclado está o PS – é como chamamos as placas de poliestireno um dos mais utilizados materiais para comunicação visual. O material pode ser impresso através de  impressão digital UV na qual a impressão é feita DIRETAMENTE na chapa dispensando o uso de Vinil adesivo, ou seja, um material a menos a ser consumido. O material também pode ser adesivado mas isto já impede a sua reciclagem.

A seguir, você confere algumas dicas da Pino sobre o uso de materiais sustentáveis e sobre o uso do PS. 

Reciclagem de PS: confira as recomendações da Pino para uma comunicação visual mais sustentável 

Na hora de pensar a sua comunicação visual, escolha materiais que já tenham em sua composição matéria prima proveniente de reciclagem.

O PS, por exemplo, se encaixa muito bem nessa dica! Afinal, o miolo das chamas do PS já é resultado de um processo de reciclagem, o que já ajuda muito o meio-ambiente e a criação de uma comunicação visual ecologicamente correta. 

O PS é facilmente reciclado.

Estude o formato dos materiais que deseja produzir

Aproveite o seu tempo de pesquisa para buscar por materiais com um bom aproveitamento em relação ao tamanho das chapas.

As chapas dos materiais para comunicação visual tem o tamanho padrão de 2,00 x 1,00 m e na Pino temos também a opção de 2,44 x 1,22 m.

Sempre que possível, opte pela impressão UV

O método da impressão UV não utiliza nenhum material volátil que prejudica o meio-ambiente, pois utiliza uma luz para realizar a secagem da tinta em cima do material escolhido. Além disso, o método UV oferece alta qualidade e durabilidade, diminuindo a necessidade de substituições e diminuindo o descarte de resíduos.

Vale ainda lembrar que, para que o processo seja completamente sustentável, não recomendamos utilizar vinil adesivo, pois o material não é aceito em reciclagens.

O processo de reciclagem das chapas de PS constitui-se de duas etapas:

1 – Moer todo o material disponibilizado.

2 – Usar o material moído como matéria-prima para a injeção de novas peças ou fabricação de chapas.

E veja agora com se dá o processo de reciclagem do PS

Tudo começa com o cuidado interno de separação da aparas para posterior reciclagem.

O restantes do processo é feito por uma empresa que faz a moagem e a reutilização do material em seus produtos.

PS com componente reciclado – observe o miolo da chapa – acinzentado.
Separação Interna das Aparas

A Pino oferece uma comunicação visual mais sustentável para você

Nós somos especialistas em comunicação visual e oferecemos todas as soluções para que o seu evento seja marcante, do início ao fim, com qualidade e preço justo. Para saber mais sobre os nossos serviços entre em contato ou solicite um orçamento. 

—————————————————————————————————————————

A Pino oferece em um só lugar diversas soluções para executar os seus mais variados projetos de comunicação visual e decoração de ambientes. Dispomos das mais avançadas tecnologias de impressão digital, corte e marcenaria para entregar qualidade com velocidade, independente do volume dos pedidos.