O design multissensorial pode contribuir muito com a decoração de vitrine do seu negócio. Um exemplo disso é a estratégia de utilização das cores para influenciar as emoções dos clientes e impulsionar as suas vendas.
Quando planejamos alguma ação, seja para promover marca, produto ou simplesmente para mudar o ambiente, sempre temos que levar em consideração as cores que vão compor a nossa comunicação visual.
Como funciona a psicologia das cores?
Entender como funciona a psicologia das cores e como elas influenciam nos resultados da sua empresa e na decoração de vitrine contribui para que seus resultados sejam melhores.
Para você ter uma ideia da importância das cores: por meio de pesquisas feitas diretamente nos pontos de venda, descobriu-se que entre 62% e 90% das opiniões subconscientes sobre os produtos vendidos no varejo, são baseadas apenas na cor.
Além disso, são elementos importantes:
- a aparência do produto;
- a textura;
- a compreensão da propaganda;
- aprendizagem da ação;
Mais ainda: muitos consumidores não retornam a empreendimentos que consideram ter uma estética mal resolvida ou bagunçada. As cores afetam mais do que você imaginava, não?
O que as cores dizem na hora de partir para a decoração de vitrine?
As cores primárias, como vermelho, azul e amarelo compõem a principal paleta de cores para decoração de vitrine e ações publicitárias. Confira abaixo quais a sensações geradas por cada cor:
Vermelho
O vermelho é a mais forte das cores primárias. É utilizada para emocionar, apaixonar, gerar confiança e senso de urgência. É ótima para usar em ações de liquidação, atrair compradores impulsivos e até mesmo despertar o apetite.
Amarelo
Usado, principalmente, para representar juventude e otimismo. Além disso, é ótimo para despertar alegria e animação. Se usado em conjunto com o vermelho, também desperta o apetite.
Azul
O azul é excelente decoração de vitrine para marcas que querem passar a sensação de senso de segurança e credibilidade. Além disso, o azul também é utilizado para aumentar a produtividade.
Claro que a psicologia das cores não se limita às cores primárias. Tanto as tonalidades secundárias quanto cada combinação tem a sua própria interpretação sensorial. Para garantir que a sua comunicação visual dê os resultados esperados para a sua loja, pesquise todas as combinações cogitadas ou peça auxílio profissional para descobrir como ela pode atingir sua marca.
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