Comunicação visual de sucesso: Você conhece a história por trás da identidade visual de marcas globalmente conhecidas?

Uma comunicação visual de sucesso dificilmente nasce pronta. Para alcançar a identidade ideal, que represente de forma completa e fidedigna os valores da empresa, leva tempo e alguns ajustes. Identidades famosas nem sempre foram impecáveis e tão interessantes, mas vieram de uma escala de evolução artística e de estilo.  

Saiba mais sobre a história por trás da identidade visual de marcas globalmente conhecidas:

Absolut Vodka

A famosa garrafa da vodca sueca Absolut foi, primeiramente, inspirada em um frasco de remédio do século XVIII. Ao longo do tempo, o primeiro modelo foi se desenvolvendo, até chegar na que conhecemos hoje.

A marca se mantém fiel à sua comunicação visual de sucesso sem deixar de inovar. Com o decorrer dos anos, as embalagens ganharam alguns modelos especiais. Como a Absolut Second Skin – ornamentada com flocos de neve – e Absolut Rainbow – mostrando o apoio da marca à comunidade LGBTQ.

Marcando o posicionamento, fazendo com que os consumidores se sintam especiais, priorizando rótulos e garrafas ricamente trabalhadas e garantindo uma experiência diferenciada, a Absolut Vodka dá uma aula sobre comunicação visual de sucesso.

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Amazon

Até o nome do gigante de compras online não foi escolhido sem motivo: Jeff Bezos, o fundador e CEO da Amazon, fazia questão que seu site fosse um dos primeiros a aparecer em ordem alfabética. Procurando nomes no dicionário, ele se encantou pelo nome Amazon.
O logotipo da Amazon é pensado para mostrar, sutilmente, que o consumidor pode encontrar tudo no site, de A a Z (uma seta, que começa na letra “A” e termina na letra “Z” demonstra essa mensagem).

comunicação visual de sucesso_amazon

Adidas

A marca das três listras é, sem dúvida, uma das mais conhecidas e uma das maiores provas de o quê uma comunicação visual de sucesso pode fazer. Criada pelo fundador da Adidas, Adi Dassler (percebeu o jogo fonético?), a preocupação era criar uma identidade que fosse fácil de reconhecer em uma competição esportiva e de rápida assimilação. A marca alemã é um ótimo exemplo de como direcionar sua comunicação visual para o público-alvo é garantia de sucesso.

comunicação visual de sucesso_adidas

Ben & Jerry’s

A famosa marca de sorvetes foi criada em meados dos anos 70. Sua identidade visual também evoluiu com o tempo. Em 1980, foi feita a primeira alteração do logotipo, diferenciando-se bastante do original.

Durante os anos 90, o símbolo oficial da marca era um sorvete de casquinha. A comunicação visual da Ben & Jerry’s mudou bastante até se tornar o que conhecemos hoje, o nome da marca dentro de um retângulo curvado preto. Bem mais clean e efetivo. Prova de que mudar a sua identidade visual para acompanhar as tendências de comunicação e comportamento pode dar muito certo. Desde que case com a proposta da marca, é claro.

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McDonald’s

Como falar de comunicação visual de sucesso sem falar em McDonald’s? Com certeza, o grande M amarelo é uma das identidades visuais mais conhecidas do mundo. Mas, antes de chegar neste minimalismo, o logotipo passou por diversas mudanças. Nos anos 50, a empresa possuía um mascote – e não era o Ronald McDonald – chamado Speedee, que representava a velocidade dos serviços concedidos.

Foi apenas em 1960 que a tradicional identidade visual em amarelo e vermelho foi criada. O famoso M amarelo, se tornou a cara oficial da marca, passando por algumas alterações posteriormente. A última atualização, de 2006, deu origem ao que conhecemos hoje.

Crédito de imagem: Divulgação.

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