Nesse post vamos contar a história da comunicação visual e como surgiu a apaixonante técnica de comunicar por meio de ícones.
Então, se você é apaixonado por comunicação, ou apenas quer entender um pouco melhor sobre esse universo, segue a leitura.
Em 1919, Walter Gropius (1883 – 1969), que foi um dos principais arquitetos do século XX, juntou-se com outros artistas e colegas arquitetos para criar a DAS STAATLICHE BAUHAUS (do alemão livre “casa estatal de construção”), que era uma escola que revolucionou o ensino.
Este foi um elemento importante para a história da comunicação visual. Lá ensinava-se pintura, arquitetura e escultura.
O currículo elaborado para o ensino da instituição viria, mais tarde, a ser a base de criação para artesãos e designers.
A tecnologia modernizou a arte, possibilitando a criação de novas técnicas e fabricação de aprimorados equipamentos.
História da comunicação visual: Por que comunicar?
A Comunicação é um mecanismo indispensável para a sociedade.
Por meio dela, é possível compartilhar informações e emitir mensagens que precisam ser recebidas pelo outro.
Cada elemento que emitimos para comunicar é chamado de signo: a palavra – da fala e da escrita – é um signo, uma marca é um signo; um slogan é outro signo, um desenho é um signo, uma foto é um signo, uma cor é um signo.
Assim por diante.
Signo é cada parte daquilo que emitimos para informar a mensagem.
Como comunicar, então?
É possível comunicar uma mensagem por meio de signos verbais e gráficos e isso ficou claro ao longo da história da comunicação visual.
É pela expressão “comunicação visual” que chamamos a maneira de se comunicar apenas por meio da segunda opção: elementos gráficos e componentes visuais.
São exemplos disso as placas sinalizadoras indicativas, as placas de trânsito, as cores do semáforo, os anúncios, etc.
Por que escolher a Comunicação Visual?
Entendemos da história da comunicação visual o seguinte: o diferencial da Comunicação Visual é transmitir mensagem de forma instantânea e universal, já que não há barreiras para os elementos gráficos, os quais são identificados e compreendidos, independentemente de idiomas falado ou escrito, por exemplo.
Se, mesmo depois de conhecer a história da comunicação visual, os seus porquês ainda são muitos e você não sabe por qual razão deveria investir em Comunicação Visual, preparamos um material infográfico para acabar com as suas dúvidas. Veja abaixo.
A Pino oferece em um só lugar diversas soluções para executar os seus mais variados projetos de comunicação visual e decoração de ambientes. Dispomos das mais avançadas tecnologias de impressão digital, corte e marcenaria para entregar qualidade com velocidade nos mais variados volumes de pedidos.
Curta nossa página no Facebook e nosso Instagram fique por dentro das nossas novidades.